sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O Dilema do Ouriço

O dilema do ouriço, ou, por vezes, o dilema do porco-espinho, é uma analogia sobre os desafios da intimidade humana. Ele descreve uma situação em que um grupo de porcos-espinhos todos buscam tornar-se próximos um do outro a fim de compartilhar o seu calor durante o tempo frio. No entanto, uma vez concretizado, não podem evitar ferir um ao outro com seus espinhos afiados. Eles precisam se afastar um do outro. Embora todos eles partilhem a intenção de uma estreita relação de reciprocidade, isto não pode ocorrer por razões que não podem evitar.


Esta analogia é usado para justificar ou explicar introversão e isolamento do ser humano. Realmente é inevitável que com o tempo, mesmo existindo os bons sentimentos e motivos, o relacionamento entre pessoas acaba gerando dor a todos os indivíduos envolvidos. Inúmeras vezes já me aproximei de pessoas por amizade ou amor, pensando apenas em futuros bons momentos, não pensando que essa pessoa seria capaz de me machucar. Mas sempre em algum momento esta pessoa, assim como os ouriços, acaba ferindo meu coração com ações que na maioria das vezes ela nem percebe ou não pensaria que iria me ferir. E assim, acabo me distanciando desta pessoa cada vez mais, até que encontro outra pessoa para me ferir novamente algum dia ou até decido me isolar, não me envolver novamente para evitar o sofrimento.


O descobri no anime Neon Genesis Evangelion, o qual tive o prazer de assistir completamente nestas férias. Ele é utilizado como analise para o personagem principal que possui uma personalidade frágil, sofrendo constantemente de crises existenciais. Neon Genesis Evangelion conta a história de um possível apocalipse, em que a raça humana seria extinta por um grande impacto gerado por criaturas chamadas anjos e que devem ser combatidas. Alguns jovens são escolhidos para pilotarem robôs gigantescos, que são as únicas armas contra os anjos.



Bom, recomendo a todos que pelo menos assistam o piloto de Neon Genesis Evangelion e que pensem no dilema do ouriço, em que penso sempre ao ver pessoas sofrendo por aqueles que amam.

4 comentários:

  1. Ja ouvi falar muito bem desse anime, pretendo assistir! ^^

    Obs:"encontro outra pessoa para me ferir novamente algum dia ou até decido me isolar, não me envolver novamente para evitar o sofrimento."
    Isolamente não evita sofrimento, só alguns deles.

    ResponderExcluir
  2. gostei do seu blog. criativo. legal. me segue tb! rehkg.blogspot.com!

    ResponderExcluir
  3. Já assisti Evangelion e estou reassistindo no momento. Eu lembrei do dilema do ouriço e estou pensando em afastar algumas pessoas que me ferem sem nem perceber ou se importar. Ótimo blog :D

    ResponderExcluir
  4. Eu também ja assisti esse anime, gostei muito, muito de quando fizeram essa comparação com esse dilema e até "me vi" nele também.
    Obs: do anime eu só não gostei muito do final porque achei que foi bastante rápido.

    ResponderExcluir